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Brasao 1501095718

Lei Ordinária n° 1079/2015 de 30 de Junho de 2015


Dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE RIO VERDE DE MATO GROSSO-MS, no uso das atribuições que o cargo lhe confere, faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:


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    TÍTULO 1 

    Da Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 

    Art.1 °. Esta Lei dispõe sobre a Política Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e estabelece normas gerais para a sua adequada aplicação. 

    Art.2°. A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente no município de Rio Verde de Mato Grosso far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não governamentais, assegurando­se a proteção integral e a prioridade absoluta, conforme preconiza a Lei Federal nº 8.069/1990 - Estatuto da Criança e do Adolescente. 

    Parágrafo único. As ações a que se refere o caput deste artigo serão implementadas através de: 

    I - Políticas sociais básicas de educação, saúde, esporte, cultura, lazer e trabalho; 

    II - Serviços, programas e projetos de Assistência Social, para aqueles que deles necessitem, ou estabelecer consórcio intermunicipal para atendimento regionalizado; 

    III - Serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial às vítimas de negligência, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão; 

    IV - Serviço de identifil,ação e localização de pais, responsáveis, crianças e adolescentes desaparecidos; 

    V - Proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos da criança e do adolescente; 

    VI - Políticas e programas destinados a prevenir ou abreviar o período de afastamento do convívio familiar e a garantir o efetivo exercício do direito a convivência familiar de crianças e adolescentes; 

    VII - Campanhas de estimulo ao acolhimento na forma de guarda de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar e à adoção, especificamente inter-racial, de crianças maiores ou de adolescentes, com necessidades específicas de saúde ou com deficiências e de grupos de irmãos; 

    VIII - Apoio aos programas de aprendizagem e profissionalização de adolescentes; 

    IX - Prevenção e tratamento especializado a crianças, adolescentes, pais ou responsáveis usuários de substâncias psicoativas; 

    X - Os serviços e programas acima relacionados não excluem outros, que podem vir a ser criado em benefício de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. 

    Art.3°. A política municipal de garantia dos direitos da criança e do adolescente será coordenada por meio do Sistema de Garantia de Direitos - SGD, composto pela seguinte estrutura: 

    I - Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;  

    II - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; 

    III - Fundo Municipal da Infância e Adolescência - FIA; 

    IV - Conselhos Tutelares; 

    CAPÍTULO li 

    DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE -CMDCA

    Seção 1

    Da Criação e Vinculação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA 

    Art.4°. Fica mantido o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, como órgão deliberativo, controlador e fiscalizador das ações da política municipal de atendimento à criança e ao adolescente, assegurada a participação popular paritária por meio de organizações representativas, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. 

    Art.5º. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA será composto por 04 representantes governamentais e 04 representantes não governamentais, sendo que para cada titular haverá um suplente. 

    Art.6°. Os representantes governamentais serão indicados pelos Secretários Municipais das pastas abaixo relacionadas preferencialmente com atuação e/ou formação na área de atendimento à Criança e ao Adolescente, os quais justificadamente poderão ser substituídos a qualquer tempo, sendo: Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Administração. 

    Art.7°. Os representantes não governamentais serão em Assembleia Geral Extraordinária realizada a cada 02 (dois) anos e convocada oficialmente pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da qual participarão com direito à voto 03 delegados de cada instituição não governamentais, regularmente inscrita no Conselho de que trata este artigo. Sendo: 

    I - Até 02 (dois) representantes de entidades não governamentais de atendimento a criança e ao adolescente; 

    II - Até 02 (dois) representantes de Associações de Pais, Professores e Servidores, vinculadas a rede municipal, estadual e particular de educação e Instituições de Ensino Superiores Privadas; 

    III - Até 02 (dois) representantes de organizações não governamentais de defesa e garantia de direitos e de apoio às entidades ce atendimento da criança e adolescente; 

    § 1 º. Os segmentos não governamentais eleitos deverão indicar seus representantes, garantindo que estes tenham preferencialmente atuação e/ou formação na área de atendimento ou defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, sendo vedada a indicação de representante que seja servidor público que exerça cargo em comissão na Administração Pública municipal, ou seja, cônjuge, convivente em regime de união estável ou parente até o terceiro grau do Prefeito ou de servidores municipais ocupantes de cargos em comissão no município; 

    § 2º. As entidades citadas no inciso I deverão ser registradas e ter seus programas também registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente - CMDCA local. 

    Seção II

    Da Competência 

    Art. 8º Compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA: 

    I - Elaborar e aprovar o seu Regimento Interno;

    II - Formular, acompanhar, monitorar e avaliar a Politica Municipal dos Direitos  da Criança e do Adolescente, fixando prioridades para a consecução das ações, a captação e a aplicação de recursos;

    III - Conhecer a realidade do município e elaborar o plano de ação anual; 

    IV -  Difundir junto à sociedade local a concepção de criança e adolescente como sujeitos de direitos e pessoas em situação especial de desenvolvimento, zelando para efetivação do paradigma da proteção integral como prioridade absoluta nas políticas e no orçamento público; 

    V - Estabelecer critérios, estratégias e meios de fiscalização das ações governamentais e não governamentais dirigidas à infância e à adolescência no âmbito do município que possam afetar suas deliberações; 

    VI - Registrar as entidades não governamentais que executam programas destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, conforme previsto no art. 91, da Lei Federal nº 8.069/90, bem como as entidades governamentais e não governamentais que executam programas socioeducativos destinados ao atendimento de adolescentes autores de ato in racional, conforme previsto no art. 11, da Lei Federal nº 12.594/2012; 

    VII -  Registrar os programas executados pelas entidades de atendimento governamentais e não governamentais, que prestem atendimento a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias, de acordo com o que prevê o art. 90, da Lei Federal nº 8.069/90, bem como as previstas no art. 430, inciso li da Consolidação das Lei do Trabalho (conforme redação que lhe deu a Lei Federal nº 10.097/2000); 

    VIII -  Regulamentar, organizar e coordenar, bem como adotar todas as providências que julgar cabíveis, para a eleição e a posse dos membros o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e dos Conselhos Tutelares do Município; 

    IX - Dar posse aos membros não governamentais do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente -CMDCA e dos Coriselhos Tutelares, nos termos do respectivo regulamento e declarar vago o posto por perda de mandato, nas hipoteses previstas nesta lei:

    X - Receber petições, denúncias, representações ou queixas de qualquer pessoa  por desrespeito ou descumprimento dos direitos assegurados às crianças e adolescente, bem como tomar as providências que julgar necessárias;

    XI - lnstaurar, por meio de comissão específica, de composição paritária, sindicancia administrativa e processo administrativo desciplinar para apurar eventual falta funcional praticada por conselho tutelar no exercicio de suas funções, assegurando ao acusado o exercicio contraditório e à ampla defesa;

    XII -Gerir o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no sentido de dfinir utilização dos recursos alocados no Fundo, por meio de Plano de Trabalho e Aplicação, fiscalizando a respectiva execução. Vale destacar que não compete ao Conselho a execução ou ordenação dos recursos do Fundo, cabendo ao Órgão Público ao qual se vincula a ordenaça·o e execução administrativa destes recursos; 

    XIII -Fixar critérios de utilização dos recursos captados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -FMDCA, e na definição das prioridades a serem atendidas, considerar as disposições do Plano Nacional -e Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes a Convivência Familiar e Comunitária, bem como as regras e princípios relativos á garantia do direito à convivência familiar previstos no ECA; 

    XIV - Participar, acompanhar e deliberar sobre a elaboração de egislações municipais relacionadas à infância e à adolescência, oferecendo apoio e colaborando com o Poder Legislativo;

    XV - Fixar critérios de utilização das verbas subsidiadas e demais receitas, aplicando necessariamente percentual para o incentivo ao acolhimento, sob a forma de guarda, de crianças e adolescentes em situação de risco, órfãos ou abandonados, na forma do disposto no art. 227, § 3º, VI, da Constituição Federal; 

    XVI - Integrar-se com outros órgãos executores de políticas públicas direcionadas à criança e ao adolescente, e demais conselhos setoriais; 

    XVII - Mobilizar a opinião pública no sentido da indispensáveis participação da comunidade, na solução dos problemas da área da criança e do adolescente;  

    XVIII - Instituir as Comissões Temáticas e/ou Intersetoriais necessarias para o melhor desempenho de suas funções, as quais têm caráter consultivo e vinculação ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do  Adolescente -CMDCA;  

    XIX - Publicas todas as suas deliberações e resoluções no Órgão Oficial do Municipio, segundo os mesmos tramites para publicação dos demais atos do Poder Executivo Municipal.

    § 1º . O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoverá no maximo 02 (dois) anos, a reavaliação dos programas destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e famias em execução no municipio, observada o disposto no art. 90, §3º Lei Federal nº 8.069/90;

    §2º . O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA manterá arquivo permanente no quais  serão armazenados, por meio físico e/ou eletrônico todos os seus atos e documentos a estes pertinentes. 
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    Seção III
     
    Do Mandato dos Conselheiros Municipais do CMDCA 

    Art. 9°. Os representantes da sociedade civil junto ao CMDCA terão mandato de 02 (dois) anos. permitida uma reeleição consecutiva, e os representantes do governo terão seus mandatos condicionados à sua permanência à frente das pastas respectivas;

    § 1º . Em caso de vacância, a nomeaçao do suplente será para completar o prazo do mandato do substituído. 

    § 2º . O mandato dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA será considerado extinto antes do término, nos casos de:  

    I -Morte; 
    II -Renúncia;

    III -Ausência injustificada a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05 (cinco) alternadas, no período de 12 (doze) meses, a contar da primeira ausência; 

    IV - Doença que exija licença médica por mais de 06 (seis) meses;

    V - Procedimento incompatível com a dignidade das funções ou com os princípios que regem a administração pública, estabelecidos pelo art. 4º, da Lei Federal nº 8.429/92; 

    VI -Condenação por crime comum ou de responsabilidade; 

    VII -Mudança de residência do município;  

    VIII -Perda de vínculo com o Poder Executivo, com a entidade, organização ou associação que representa. 

    §3º. Nas hipóteses do inciso V, do parágrafo anterior, a cassação do mandato do membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, será precedida de procedimento administrativo a ser instaurado pelo próprio Orgão, observado o disposto nos artigos 67 a 73 desta Lei, sem prejuízo da aplicação de outras sanções administrativas e penais cabíveis. 

    §4º . Perderá a vaga no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, a entidade não governamental que perder o registro, ou o registro de seus programas, bem como aquelas entidades cujos representantes titular e suplente incidirem nos casos previstos no Inciso III do§ 2º deste artigo.


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    §5º . Em sendo cassado o mandato de conselheiro representante do governo, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA efetuará, no prazo de 24 ( vinte e quatro ) horas comunicação ao Prefeito Municipal e Ministério Público para tomada das providências necessárias no sentido da imediata nomeação de novo membro, bem como apuração da responsabilidade administrativa do cassado; 

    §6°. Em sendo cassado o mandato de conselheiro representante da sociedade civil, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA convocará seu suplente para posse imediata, sem prejuízo da comunicação do fato ao Ministério Público para a tomada das providências cabíveis em relação ao cassado. 

    §7º . Em caso de substituição de conselheiro, a entidade, organização, associação e o poder público deverá comunicar oficialmente o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, indicando o motivo da substituição e novo representante. 

    §8º . Nos casos de exclusão ou renúncia de entidade não governamental integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, e não havendo suplente, será imediatamente convocada nova assembleia das entidades para que seja suprida a vaga existente. 

    Seção IV 

    Da Estrutura e Funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente 

    Art.10. O conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Ado!escente - CxDCA reunir-se-a na forma e periodicidade estabelecidas no seu Regimento, no m1nimo 01 (uma) vez por mês, e terá a seguinte estrutura: 

    I - Mesa Diretiva, composta por: 

    a) Presidente;

    b) vIce-Presidente;

    c) 1º  Secretário;

    II - Comissões Temáticas e/ou Intersetoriais; 

    III - Plenária; 

    IV - Secretaria Executiva; 

    V - Técnicos de apoio.  

    § 1°. Tendo em vista o disposto no art. 260-1, da Lei Federal nº 8.069/90, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, por intermédio de jornal de ampla circulação local, dará ampla divulgação de seu calendário de reuniões ordinárias e extraordinárias à comunidade, assim como ao Ministério Público, Poder Judiciário e Conselho Tutelar. 

    § 2°. As pautas contendo as matérias a ser objeto de discussão e deliberação nas reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA serão previamente publicadas e comunicadas aos Conselheiros titulares e suplentes, Juízo e Promotoria da Infância e Juventude, Conselhos Tutelares, bem como à população em geral. 

    § 3º As sessões serão consideradas instaladas depois de atingidos o horário regulamentar e o quorum regimental mínimo.

    § 4º . As decisões serão tomadas por maioria de votos, conforme dispuser o regimento interno do Órgão, salvo disposição em contrário prevista nesta Lei. 

    § 5º . As deliberações e resoluções do CMDCA serão publicada nos órgãos oficiais e/ou na imprensa local, seguindo os mesmos trâmites para publicação dos demais atos do Executivo, porém gozando de absoluta prioridade. 

    § 6º. As despesas decorrentes da publicação deverão ser suportadas pela administração pública, através de dotação orçamentária específica. 

    Art.15. A mesa diretiva será eleita pelo Conselho Municipal dos  Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, dentre os seus membros, nos primeiros 30 (trinta) dias de vigência do mandato, em reunião plenária com a presença de no mínimo 2/3 (dois terços) dos conselheiros. 

    § 1°. Compete à mesa diretiva dirigir os trabalhos e organizar as pautas das plenárias.  

    § 2º. A presidência deverá ser ocupada alternadamente µor conselheiros representantes da sociedade civil e do governo. 

    §3°. O mandato dos membros da mesa diretiva será de 01 (um) ano, vedada a recondução. 

    Art.11. As comissões temáticas serão formadas pelos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, sendo respeitada a paridade, e facultada à participação de convidados, técnicos e especialistas. 

    Parágrafo único. As comissões intersetoriais terão caráter consultivo e serão vinculadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA. 

    Art.12. A Plenária é composta pelo colegiado dos membros titulares e suplentes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolesceme CMDCA, sendo a instância máxima de deliberação e funcionará de acordo com o Regimento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA. 

    Art.13. A Secretaria Executiva terá por atribuição oferecer apoio operacional e administrativo ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA. 

    § 1°. Para o adequado e ininterrupto funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, o Poder Executivo Municipal deverá oferecer estrutura tísica, equipamentos, materiais de expediente e funcionários do quadro do Município. 

    § 2º. Constará da Lei Orçamentária Municipal a previsão dos recursos necessários ao funcionamento regular e ininterrupto do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDA, observando o principio constitucional da prioridade absoluta à criança e do adolescente, nos moldes previstos no art. 4º, caput e paragráfo unico, da Lei Federal nº 8.069/90 e art 227, caput, da Constituição Federal.

     

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    CAPÍTULO III 
    DO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE 
    Seção I 
    Da Criação e Natureza do Fundo 

    Art.14. Fica mantido o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA, que será gerido e administrado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, com CNPJ próprio, na condicão de matriz, com a natureza jurídica 120-1 (Fundo Público). 

    § 1º. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA tem por objetivo facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento das ações de atendimento a crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. 

    § 2º. As ações de que trata o parágrafo anterior referem-se prioritariamente aos programas de proteção especial à criança e ao adolescente em situação de risco social e pessoal, cuja necessidade de atenção extrapola o âmbito de atuação das políticas sociais básicas. 

    § 3º . Os recursos captados pelo Fundo Especial para a Criança e o Adolescente servem de mero complemento ao orçamento público dos mais diversos setores de governo, que por força do disposto nos artigos 4°, caput e parágrafo único, alíneas "c" e "d"; 87, incisos 1, li, VI e VII; 90, §2° e art. 259, parágrafo único, todos da Lei Federal nº 8.069/90, bem como art. 227, caput, da Constituição Federal, devem priorizar a criança e o adolescente em seus planos, projetos e ações. 

    § 4º . A destinação dos recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente dependerá de prévia deliberação plenária do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, devendo a resolução ou ato administrativo equivalente que a materializar ser anexada à documentação respectiva, para fins de controle de legalidade e prestação de contas. 

    § 5º. O Fundo Municipal Dos Direitos da Criança e do Adolescente FMDCA será constituído:

    I - pela dotação consignada anualmente no orçamento do Município para o atendimento à criança e ao adolescente; 

    II -pelos recursos provenientes dos Conselhos Estadual e Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente; 

    III -pelas doações de pessoas físicas e jurídicas, previstas no artigo 260, do Estatuto da Criança e do Adolescente, auxílios, contribuições e legados que lhe venham a ser destinados; 

    IV -pelos valores provenientes de multas decorrentes de condenações em ações civis ou de imposição de penalidades administrativas previstas na Lei Federal nº 8.069/90 e nesta Lei; 

    V -por outros recursos que lhe forem destinados; 

    VI -pelas rendas eventuais, inclusive as resultantes de depósitos e aplicações de capitais; 

    § 6º. Deve ser facultado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente chancelar projetos mediante edital específico. 
    I - Chancela é a autorização para captação de recursos ao FMDCA destinados a projetos aprovados pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente; 

    II -A captação de recursos ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, referida no parágrafo anterior, deverá ser realizada pela instituição proponente para o financiamento do respectivo projeto; 

    III -O CMDCA fixará um mínimo de 20% de retenção dos recursos captados ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente; 

    IV -O tempo de duração entre a aprovação do projeto e a captação dos recursos não deverá ser superior a dois (2) anos. 

    § 7º. As contribuições efetuadas ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -FMDCA, previstas no inciso III poderão ser deduzidas do Imposto de Renda, de acordo com a legislação pertinente. 

    Parágrafo Único -Nas hipóteses do inciso III deste artigo, tanto as pessoas físicas quanto ás jurídicas poderão indicar a entidade ou projeto que de ejam auxiliar com suas doações ao fundo, cabendo ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente estabelecer os requisitos e percentuais que serão repassados, via resolução. 

    Parágrafo único. Os recursos do Fundo Especial para a Criança e o Adolescente não poderão ser utilizados: 

    I - para manutenção dos órgãos públicos encarregados da proteção e atendimento de crianças e adolescentes, aí compreendidos o Conselho Tutelar e o próprio Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente, o que deverá ficar a cargo do orçamento das Secretarias e/ou Departamentos aos quais aqueles estão administrativamente vinculados; 

    II - para manutenção das entidades não governamentais de atendimento a crianças e adolescentes, por força do disposto no art. 90, caput, da Lei Federal nº 8.069/90, podendo ser destinados apenas aos programas de atendimento por elas desenvolvidos, nos moldes desta Lei; 

    III - para o custeio das políticas básicas e de assistência social a cargo do Poder Público. 

    Art.14. A gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA será exercida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, a qual competirá: 

    I - Elaborar o plano de ação e o plano de aplicação dos recursos do fundo; 

    II - estabelecer os parâmetros técnicos e as diretrizes para aplicação dos recursos; 

    III - Acompanhar e avaliar a execução, desempenho e resultados financeiros do fundo; 

    IV - Avaliar e aprovar os balancetes mensais e o balanço anual do fundo; 

    V - Solicitar, a qualquer tempo e a seu critério, as informações necessárias ao acompanhamento, ao controle e à avaliação das atividades a cargo do fundo; 

    VI - Mobilizar os diversos segmentos da sociedade no planejamento, execução e controle das ações do fundo; 

    VII - Fiscalizar os programas desenvolvidos com os recursos do fundo. 

    Parágrafo único: Para o desempenho de suas atribuições, o Poder Executivo deverá garantir ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente o suficiente e necessano suporte organizacional, estrutura física, recursos humanos e financeiros. 

    Art.15. O FMDCA é contabilmente administrado pelo Poder Executivo Municipal, ao qual competirá: 

    I - Registrar os recursos orçamentários oriundos do Município ou a ele transferidos em beneficio das crianças e dos adolescentes pelo Estado ou pela União;

    II - Registrar os recursos captados pelo Município através de convênios ou de doações ao Fundo; 

    III - Manter o controle escriturai das aplicações financeiras levadas a efeito pelo Município, nos termos das resoluções do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; 

    IV - Autorizar a aplicação dos recursos em benefícios da criança e adolescente, nos termos das resoluções do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA; 

    V - Administrar os recursos específicos para os programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, segundo as resoiuções do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA. 

    Art.16. As deliberações concernentes à gestão e administração do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA serão executadas pela Secretaria Municipal Assistência Social, sendo esta a responsável pela prestação de contas. 

    Art.17. Tendo em vista o disposto no art. 260-I, da Lei Federal nº 8.069/90, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, por intermédio da Secretaria Municipal Assistência Social dará ampla divulgação à comunidade:  

    I - das ações prioritárias para aplicação das políticas de atendimento à criança e ao adolescente; 

    II - dos requisitos para a apresentação de projetos a serem beneficiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - FMDCA; 

    III - da relação dos projetos aprovados em cada ano-calendário e o valor dos recursos previstos para implementação das ações, por projeto; 

    IV-do total dos recursos recebidos e a respectiva destinação, por projeto atendido, inclusive com cadastramento na base de dados do Sistema de Informações sobre a Infância e a Adolescência; e 

    V -da avaliação dos resultados dos projetos beneficiados com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -FMDCA. 

    Parágrafo único. Em cumprimento ao disposto no art. 48 e parágrafo único, da Lei Complementar nº 101 /2000 -Lei de Responsabilidade Fiscal, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente -CM OCA apresentará relatórios mensais acerca do saldo e da movimentação de recursos do Fundo Especial para a Infância e Adolescência, de preferência via internet, em página própria do Conselho ou da Secretaria Municipal de Administração.

    Art.18. Na gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -FMDCA serão ainda observadas as disposições contidas nos artigos 260-C a 260-G, da Lei Federal nº 8.069/90.

    CAPÍTULO IV 
    DA CRIAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS TUTELARES 

    Seção 1 
    Da Criação e Natureza dos Conselhos Tutelares 

    Art.19. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei Federal nº 8.069/1990 e complementados por esta Lei. 

    § 1º. Permanece instituído o Conselho Tutelar já existente, ficando autorizado o Poder Executivo Municipal a instituir outros Conselhos Tutelares para garantir a equidade de acesso a todas as crianças e adolescentes residentes no município, observada, preferencialmente, a proporção mínima de um Conselho para cada cem mil habitantes .. 

    Seção II 
    Das Atribuições, da Competência e dos Deveres dos Conselheiros Tutelares 

    Art.20. Incumbe ao Conselho Tutelar o exercício das atribuiç­ões previstas nos artigos 95, 136, 191 e 194, da Lei Federal nº 8.069/90 -Estatuto da Criança e do Adolescente, e artigos 18, §2º e 20, inciso IV, da Lei Federal n. 
    12.594/2012, devendo, em qualquer caso, zelar pelo efetivo respeito aos direitos da criança e do adolescente previstos em lei. 

    Parágrafo único. A competência do Conselho Tutelar será determinada: 

    I - pelo domicílio dos pais ou responsável; 

    II - pelo lugar onde se encontra a criança ou adolescente; 

    § 1º . No caso de atendimento de crianças e adolescentes de comunidades remanescentes de quilombo, indígenas, ciganos, ribeirinhos e outra comunidades tradicionais, o Conselho Tutelar deverá: 

    I - Submeter o caso à análise de organizações sociais reconhecidas por essas comunidades, bem como as representantes de órgãos públicos especializados, quando couber, e: 

    II - Considerar e respeitar, na aplicação das medidas de proteção, a identidade sociocultural, costumes, tradições e lideranças, bem como suas instituições, desde que não sejam incompatíveis com os direitos fundamentais reconhecidos pela Constituição e pela Lei nº 8.069, de 1990. 

    § 2º. Nos casos de ato infracional praticado por criança, será competente o Conselho Tutelar do lugar da ação ou da omissão, observadas as regras de conexão, continência e prevenção. 

    § 3º . O acompanhamento da execução das medidas de proteção poderá ser delegado ao Conselho Tutelar do local da residência dos pais ou responsável, ou do local onde sediar-se a entidade em que a criança ou adolescente estiver acolhido.
     
    Art.21. São deveres do Conselheiro na sua condição de agente público, e conforme o previsto na Constituição Federal de 1988, Lei Federal nº. 8.069/1990 Lei Federal nº 8.429/1992 e outras normas aplicáveis: 

    I - Desempenhar as atribuições inerentes à função, previstas no art. 136, da Lei Federal nº 8.069/1990; 

    II - Realizar suas atribuições com eficiência, zelo, presteza, dedicação, e rendimento funcional, sugerindo providências à melhoria e aperfeiçoamento da função; 

    III - Agir com probidade, moralidade e impessoalidade procedendo de modo adequado às exigências da função, com atitudes leais, éticas e honestas, mantendo espírito de cooperação e solidariedade com os colegas de trabalho, tratando a todos com urbanidade. decoro e respeito; 

    IV -Prestar contas apresentando relatório trimestral extraído do SIPIA CT WEB até o quinto dia útil de cada mês ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, contendo síntese de dados referentes ao exercício de suas atribuições, bem como as demandas e deficiências na implementação das políticas públicas, de modo que sejam definidas estratégias e deliberadas providências necessárias para solucionar os problemas existentes. 

    V -Manter conduta pública e particular ilibada; 

    VI -Zelar pelo prestígio da instituição;  

    VII -Tratar com urbanidade os interessados, testemunhas, funcionários e auxiliares do Conselho Tutelar e dos demais integrantes de órgãos de defesa dos direitos da criança e do adolescente; 

    VIII -Identificar-se em suas manifestações funcionais; 

    IX -Atuar exclusivamente e ilimitadamente à defesa e proteção integral dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes, sendo exigida em sua função dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade remunerada pública ou privada, ressalvado o exercício do magistério, desde que haja compatibilidade de horário entre ambas, sob pena de perda do mandato de Conselheiro Tutelar. 

    Art.22. É vedado aos membros do Conselho Tutelar: 

    I -Receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, vantagem, pessoal de qualquer natureza em razão do exercício da função; 

    II -Exercer outra atividade remunerada, ressalvado o exercício do magistério, desde que haja compatibilidade de horário entre ambas; 

    III -Exercer atividade de fiscalização e/ou atuar em procedimentos instaurados no âmbito do Conselho Tutelar relativos a entidades nas quais exerça atividade voluntária, no âmbito da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente; 
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    IV -Utilizar-se do Conselho Tutelar para o exercício de propaganda e/ou atividade político-partidária; 

     

    V -Ausentar-se da sede do Conselho Tutelar durante o expediente salvo quando no exercício da sua função; 

     

    VI - Delegar a pessoa que não seja membro do Conselho Tutelar o desempenho da atribuição que seja de sua responsabilidade; 

     

    VII - Valer-se da função para lograr proveito pessoal ou de outrem; 

     

    VIII - Receber comissões, presentes ou vantagens de qualquer espécie, em razão de suas atribuições; 

     

    IX - Proceder de forma desidiosa; 

     

    X - Desempenhar quaisquer atividades que sejam incompatíveis com o exercício da função; 

     

    XI - Exceder no exercício da função, abusando de suas atribuições 

    específicas nos termos da Lei Federal nº 4.898 de 09 de dezembro de 1965; 

     

    XII - Deixar de submeter ao Colegiado as decisões individuais referentes à aplicação de medidas protetivas, a crianças, adolescentes, pais ou responsáveis, previstas nos artigos 101 e 129, da Lei Federal nº 8.069/90; 

     

    XIII - Descumprir as atribuições e os deveres funcionais mencionados nos artigos 27 e 28 desta Lei e outras normas pertinentes. 

     

    Seção III 

     

    Do Funcionamento do Conselho Tutelar 

     

    Art.23. Constará na Lei Orçamentária Municipal prevIsao dos recursos necessários ao funcionamento dos Conselhos Tutelares, incluindo a remuneração e a formação continuada dos seus membros. 

     

    § 1 º . Os Conselhos Tutelares funcionarão em local de fácil acesso à população, no respectivo território de abrangência, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Administração e contarão com instalações físicas adequadas, com acessibilidade arquitetônica e urbanística e que garanta o atendimento individualizado e sigiloso de crianças, adolescentes e famílias. 

     

    § 2.° Compete à Secretaria Municipal de Administração disponibilizar equipamentos, materiais, veículos, servidores municipais do quadro efetivo em quantidade e qualidade suficiente para a garantia da prestação do Serviço Público. 

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    Art.24. Os Conselhos Tutelares deverão elaborar, no prazo máximo de 90 (noventa) dias após a publicação desta lei, seu Regimento Interno, observando os parâmetros e as normas definidas na Lei Federal nº 8.069/1990, por est Lei Municipal e demais legislações pertinentes. 

     

    I - O Regimento Interno de todos os Conselhos Tutelares do município será único e deverá estabelecer as normas de trabalho, de forma a atender às exigências da função. 

     

    II - O Regimento iterno dos Conselhos Tutelares será encaminhado, logo após sua elaboração, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e Ministério Público, a fim de oportunizar a estes órgaos a apreciação e o envio de propostas de alteração, para posterior publicação no Orgão Oficial do Município 

     

    Art.32. O Conselho Tutelar, como órgão colegiado, deverá realizar, no m1n1mo, uma reunião ordinária semanal, com a presença de todos os conselheiros para estudos, análises e deliberações sobre os casos atendidos, sendo as suas discussões lavradas em ata, sem prejuízo do atendimento ao público. 

     

    § 1º. Havendo necessidade, serão realizadas tantas reuniões extraordinárias quantas forem necessárias para assegurar o célere e eficaz atendimento da população.  

     

    § 2º . As decisões serão tomadas por maioria de votos, cabendo ao Coordenador, se necessário, o voto de Jesempate. 

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    Art.25. Os Conselhos Tutelares deverão participar, por meio de seus respectivos Coordenadores ou pelos Conselheiros indicados de acordo com seu Regimento Interno, das reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, devendo para tanto serem prévia e oficialmente comunicados das datas e locais onde estas serão realizadas, bem como de suas respectivas pautas. 

     

    Art.26. Ao procurar o Conselho Tutelar, a pessoa será atendida pelo Conselheiro que estiver disponível, mesmo que o atendimento anterior não tenha sido feito por ele. 

     

    Parágrafo unico. Fica assegurado o direito a pessoa atendida no Conselho Tutelar à solicitação de substituição de Conselheiro de referência, cabendo a decisão ao Colegiado do Conselho Tutelar. 

     

    Art.27. Cabe a Secretaria Municipal de Administração oferecer condições aos Conselhos Tutelares para o uso do Sistema de Informação para a Infância e Adolescência - SIPIA CT WEB. 

     

    Seção IV 

    Do Processo de Eleição dos Membros dos Conselhos Tutelares

     

    Art.29. O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA iniciará o processo de eleição dos membros dos Conselhos Tutelares até 120 (cento e vinte) dias antes do término do mandato dos Conselheiros Tutelares em exercício, através da publicação de Resolução específica e Edital de Convocação. 

     

    § 1 º. O Edital de Convocação para Eleição dos Membros dos Conselhos Tutelares disporá sobre: 

     

    I -A composição da Comissão do Processo Eleitoral; 

     

    II - As condições e requisitos necessários à inscrição dos candidatos a conselheiro tutelar, indicando os prazos e os documentos a serem apresentados pelos candidatos, inclusive registros de impugnações; 

     

    III - As normas relativas ao processo eleitoral, indicando as regras de campanha, as condutas permitidas e vedadas aos candidatos com as respectivas sanções; 

     

    IV - O mandato e posse dos Conselheiros Tutelares; 

     

    V - O calendário oficial, constando a síntese de todos os prazos.

     

    § 2º. No calendário oficial deverão constar as datas e os prazos de todo o processo eleitoral, desde a publicação do Edital de Convocação até a posse dos Conselheiros Tutelares eleitos. 

     

    Seção V 

    Da Composição da Comissão do Processo Eleitoral 

     

    Art.30. A Comissão do Processo Eleitoral deverá ser eleita em plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, sendo composta de forma paritária por conselheiros titulares e/ou suplentes. 

     

    § 1 º. A Comissão do Processo Eleitoral será presidida pelo Presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA e, na ausência deste, pelo Vice-Presidente, devendo ser eleito um Secretário. 

     

    § 2°. Fica sob a responsabilidade da Comissão do Processo Eleitoral a elaboração da minuta do Edital de Convocação para Eleição dos ConselheirosTutelares, a qual será encaminhada à apreciação e deliberação do Cons lho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, sendo a Resolução publicada no Orgão Oficial do Município.  

     

    § 3º. No Edital de Convocação para Eleição dos Membros dos Conselhos Tutelares deverá constar o nome completo dos integrantes da Comissão do Processo Eleitoral, bem como sua representação e o cargo exercido na Comissão. 

     

    Seção VI 

    Da Inscrição 

     

    Art.31. Para se inscrever ao cargo de membro do Conselho Tutelar, o candidato deverá apresentar os critérios exigidos pelo artigo 133 da Lei nº 8.069, de 1990, além de outros requisitos expressos na legislação local específica, desde que sejam compatíveis com as atribuições do Conselho Tutelar.

     

    §1º . Dentre os requisitos adicionais para a candidatura a membro do Conselho Tutelar a serem exigidos pela legislação local, devem ser consideradas: 

     

    I-A experiência na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente; 

     

    II-Formação específica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, sob a responsabilidade do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. 

     

    III -Comprovação de conclusão do ensino Médio. 

     

    Parágrafo único. O membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA ou servidor municipal ocupante de cargo em comissão que pretenda concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar deverá requerer o seu afastamento no ato da inscrição. 

     

    Art.32. O pedido de inscrição deverá ser formulado pelo candidato em requerimento assinado e protocolizado, jun o ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA até a data-limite prevista no Edital, devidamente instruído com os documentos necessários à comprovação dos requisitos estabelecidos no Edital. 

     

    Art.33. Cada candidato poderá registrar, além do nome, um codinome. 

     

    Parágrafo único. Não poderá haver registro de codinomes iguais, prevalecendo o codinome do primeiro candidato a efetuar a sua inscrição. 

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    Art.34. A Comissão do Processo Eleitoral, no prazo de 05 (cinco) dias corridos, contados do término do período de inscrição de candidaturas, homologará as inscrições que observarem todos os requisitos do artigo 39 desta Lei, publicando edital com a relação dos nomes dos candidatos considerados habilitados e dando ciência pessoal ao Ministério Público.

    Art.35. Com a publicação do edital de homologação das inscrições será aberto prazo de 02 (dois) dias para a impugnação dos candidatos que não atendam aos requisitos exigidos, a qual poderá ser realizada por qualquer cidadão indicando os elementos probatórios.

    § 1º. Caso o candidato sofra impugnação, este será intimado para que, em 05 (cinco) dias contados da data da intimação, apresente sua defesa.

    § 2º. Decorrido o prazo do parágrafo anterior, a Comissão do Processo Eleitoral decidirá em 03 (três) dias, dando ciência pessoal da decisão ao impugnante, ao candidato impugnado e ao Ministério Público, e também a publicando na sede do CMDCA.

    § 3º. Da decisão da Comissão do Processo Eleitoral caberá recurso à Plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA, composta por no mínimo 2/3 de seus membros, no prazo de 03 (três) dias, que designará reunião extraordinária e decidirá, em igual prazo, em última instância, dando ciência pessoal da decisão ao impugnante, ao candidato impugnado e ao Ministério Público.

    Art.36. Julgadas em definitivo todas as impugnações, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, no prazo de 03 (três) dias, publicará em Edital no Órgão Oficial do Município, a relação dos candidatos que tiveram suas inscrições homologadas.

    Seção VII

    Do Processo eleitoral

    Art.37. Os membros dos Conselhos Tutelares serão eleitos em sufrágio universal e direto, facultativo e secreto dos membros da comunidade local com domicílio eleitoral no Município, em eleição realizada sob a coordenação da Comissão do Processo Eleitoral do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, com apoio da Justiça Eleitoral e fiscalização do Ministério Público.

    Parágrafo único. Cabe ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente a definição dos locais de votação, zelando para que eventual agrupamento de seções eleitorais respeite as regiões de atuação dos Conselhos Tutelares e não contenha excesso de eleitores, que deverao ser informados com antecedência devida sobre onde irão votar.

    Art.38. A eleição ocorrerá no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.

    Art.39. A propaganda eleitoral será objeto de regulamentação específica por parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    §1 º. Serão previstas regras e restrições destinadas a evitar o abuso de poder econômico e político por parte dos candidatos ou seus prepostos.

    § 2º. A propaganda eleitoral em vias e logradouros públicos observará, por analogia, os limites impostos pela legislação eleitoral e o Código de Posturas do Município, garantindo igualdade de condições a todos os candidatos.

    § 3º. É vedada a vinculação político-partidária das candidaturas, seja através da indicação, no material de propaganda ou inserções na mídia, de legendas de partidos políticos, símbolos, slogans, nomes ou fotografias de pessoas que, direta ou indiretamente, denotem tal vinculação.

    §4°. No dia da eleição é terminantemente proibido o transporte de eleitores e a "boca de urna" pelos candidatos e/ou seus prepostos.

    § 5º. É vedado ao candidato doar, oferecer, prometer ou entregar ao eleitor bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive brindes de pequeno valor.

    §6°. Em reunião própria, a Comissão do Processo Eleitoral dará conhecimento formal das regras de campanha a todos os candidatos considerados habilitados ao pleito, que firmarão compromisso de respeitá-las e que estão cientes e acordes que sua violação importar2 na exclusão do certame ou cassação do diploma respectivo.

    Art.40. A violação das regras de campanha importará na cassação do registro da candidatura do candidato responsável, observado, no que couber, procedimento administrativo similar ao previsto nos artigos 67 a 73, desta Lei.

    Art.41. A votação deverá ocorrer preferencialmente em urnas eletrônicas cedidas pela Justiça Eleitoral, observadas as disposições das resoluções aplicáveis expedidas pelo Tribunal Superior Eleitoral e Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Mato Grosso do Sul.

    §1°. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente providenciará, com a antecedência devida, junto à Justiça Eleitoral, o empréstimo de urnas eletrônicas, assim como de urnas destinadas à votação manual, como medida de segurança.

    §2º . As cédulas para votação manual serão elaboradas pela Comissão do Processo Eleitoral, adotando parâmetros similares aos empregados pela Justiça Eleitoral em sua confecção.

    §3º . Compete ainda ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e outros órgãos públicos:

    a) a seleção e treinamento de mesários, escrutinadores e seus respectivos suplentes;

    b) a obtenção, junto à Polícia Militar, de efetivos suficientes para garantia da segurança nos locais de votação e apuração.

    §4º . Nas cabines de votação serão fixadas listas com relação de nomes, codinomes, fotos e número dos candidatos a Conselheiro Tutelar.

    § 5º . As mesas receptoras de votos deverão lavrar atas segundo modelo fornecido pela Comissão do Processo Eleitoral, nas quais serão registradas eventuais intercorrências ocorridas no dia da votação, além do número de eleitores votantes em cada uma das urnas

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    Art.42. Encerrada a votação, se procederão a contagem dos votos e a apuração sob a responsabilidade da Comissão do Processo Eleitoral, que acompanhará todo o pleito, que será também fiscalizado Ministério Público.

    §1º . Poderão ser apresentados pedidos de impugnação de votos á medida em que estes forem sendo apurados, cabendo a decisão à Comissão do Processo Eleitoral, pelo voto majoritário de seus componentes, com recurso ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA que decidirá em 03 (três) dias, com ciência ao Ministério Público.

    §2º . Os candidatos poderão fiscalizar pessoalmente ou por intermédio de representantes previamente cadastrados e credenciados, a recepção e apuração dos votos;

    § 3º. Em cada local de votação será permitida a presença de 01 (um) único representante por candidato ou dele próprio;

    §4º . No local da apuração dos votos será permitida a presença do representante do candidato apenas quando este tiver de se ausentar.

    §5º . A Comissão do Processo Eleitoral manterá registro de todas as intercorrências do processo eleitoral, lavrando ata própria, da qual será dada ciência pessoal ao Ministério Público.  

    §6º . O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA manterá em arquivo permanente todas as resoluções, editais, atas e demais atos referentes ao processo de escolha do Conselho Tutelar, sendo que os votos dos eleitores deverão ser conservados por 04 (quatro) anos e, após, poderão ser destruídos.

    Art.43. Concluída a apuração dos votos e decididos os eventuais recursos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA proclamará o resultado, providenciando a publicação dos nomes dos candidatos votados, com o número de votos que cada um recebeu.

    Parágrafo único. Havendo empate na votação, será considerado eleito o candidato com mais idade.

    Art.44. Cada Conselho Tutelar será composto por 05 (cinco) conselheiros titulares e, ao menos, 05 (cinco) suplentes, sendo que por ordem de votação os candidatos eleitos poderão optar em qual dos Conselhos Tutelares irão exercer o seu mandato, caso existente mais de um Conselho Tutelar.

    §1 º. Os candidatos eleitos como suplentes serão convocados pelo Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente -CMDCA para assumir no caso de férias e vacância, licenças para tratamento de saúde, maternidade ou paternidade.

    §2º . Os conselheiros tutelares suplentes serão remunerados proporcionalmente ao período de efetivo exercício da função.

    Seção VIII

    Do Mandato e Posse dos Conselheiros Tutelares

    Art.45. Os Conselheiros Tutelares serão eleitos para um mandato de 04 (quatro) anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha e a posse será no dia 10 de janeiro do ano subsequente ao da eleição.

    Parágrafo único. Para fins de cumprimento da presente Lei, no caso de criação de novos Conselhos Tutelares Regionais será adequado o mandato para coincidir o período de mandato com o dos atuais Conselheiros Tutelares;

    Art.46. Os conselheiros tutelares eleitos como titulares e suplentes, deverão participar do processo de capacitação/formação continuada relativa à legislação específica às atribuições do cargo e dos demais aspectos da função, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA antes da posse, com frequência a de no mínimo 75% (setenta e cinco por cento).

    § 1° . O conselheiro que não atingir a frequência mínima ou não participar do processo de capacitação, não poderá tomar posse, devendo ser substituído pelo suplente eleito que tenha participado da capacitação/formação continuada, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação.

    § 2º. O conselheiro reeleito ou que já tenha exercido a função de Conselheiro Tutelar em outros mandatos, também fica obrigado a participar do processo de capacitação/formação continuada, considerando a importância do aprimoramento continuado e da atualização da legislação e dos processos de trabalho.

    § 3°. O Poder Público estimulará a participação dos membros dos Conselhos Tutelares em outros cursos e programas de capacitação/formação continuada, custeando-lhes as despesas necessárias.

    Art.47. São impedidos de servir no mesmo Conselho Tutelar cônjuges, conviventes em união estável, inclusive quando decorrente de união homoafetiva, ou parentes em linha reta, colateral, ou por afinidade até o 3° grau, inclusive.

    Parágrafo único. Estende-se o impedimento ao Conselheiro, na forma deste artigo, em relação à autoridade judiciária e ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e da Juventude, em exercício na Comarca de Rio Verde de Mato Grosso, Estado do Mato Grosso do Sul.

    Art.48. Os Conselheiros Tutelares eleitos serão diplomados e empossados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente CMDCA, com registro em ata e nomeados pelo Prefeito Municipal, com publicação no Órgão Oficial do Município.

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    Seção IX

    Do Exercício da Função e da Remuneração dos Conselheiros

    Art.49. O exercício efetivo da função de Conselheiro Tutelar constituirá serviço público relevante e estabelecerá presunção de idoneidade moral.

    Art.50. Se o eleito para o Conselho Tutelar for servidor público municipal ocupante de cargo efetivo, poderá optar entre a remuneração do cargo de Conselheiro Tutelar ou o valor de sua remuneração, ficando-lhe garantidos:

    I - Retorno ao cargo para o qual foi aprovado em concurso, quando findado o seu mandato de Conselheiro Tutelar;

    II - A contagem do tempo de serviço para todos os efeitos legais.

    Art.51. Sem prejuízo de sua remuneração, o Conselheiro Tutelar fará jus á percepção das seguintes vantagens:

    I - cobertura previdenciária;

    II - gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1 /3 (um terço) do valor da remuneração mensal;

    III - licença-maternidade;

    IV - licença-paternidade;

    V - gratificação natalina.

    § 1 º. A remuneração do Conselheiro Tutelar será tomado por base DAS - 3 PCCRV.

    § 2º. A remuneração durante o período do exercício efetivo do mandato eletivo não configura vínculo empregatício.

    § 3º. Os recursos necessários á remuneração dos membros dos Conselhos Tutelares terão origem no Orçamento do Município, com dotação específica que não onere o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

    § 4º. Os Conselheiros Tutelares terão direito a diárias ou ajuda de custo para assegurar a indenização de suas despesas pessoais quando, fora de seu município, participarem de eventos de formação, seminários, conferências, encontros e outras atividades semelhantes, e quando nas situações de representação do conselho.

    § 5°. As férias deverão ser programadas pelos Conselhos Tutelares, podendo gozá-las apenas um Conselheiro em cada período, devendo ser informado por escrito ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA com pelo menos 30 (trinta) dias de antecedência, para que seja providenciada a convocação do suplente.

    § 6°. O membro do Conselho Tutelar é segurado obrigatório da Previdência Social, na condição de contribuinte individual, na forma prevista pelo art. 9º, § 15, inciso XV, do Decreto Federal nº 3.048/1999 (Regulamento de Benefícios da Previdência Social).

    Seção X

    Das Licenças

    Art.52. O Conselheiro Tutelar terá direito a licenças remuneradas para tratamento de saúde, licença maternidade por um período de 180 (cento e oitenta) dias e licença paternidade, aplicando-se por analogia o disposto no Regulamento da Previdência Social.

    § 1º. O Conselheiro Tutelar licenciado será imediatamente substituído pelo suplente eleito que tenha participado da capacitação, conforme prevê o artigo 53 desta Lei, respeitando a ordem de votação.

    § 2º . Não será permitida licença para tratar de assuntos de interesse particular.

    Art.53. Será concedida licença sem remuneração ao Conselheiro Tutelar que pretender se candidatar nas eleições gerais para Prefeito, Vereador, Governador, Deputado Estadual ou Federal e Senador.

    Parágrafo único. No caso do caput deste artigo, a licença será concedida pelo prazo de 60 (sessenta) dias, sem prejuízo da convocação do suplente.

    Seção XI

    Da Vacância do cargo

    Art.54. A vacância do cargo de Conselheiro Tutelar decorrerá de:

    I - Renúncia;

    II - Posse e exercício em outro cargo, emprego ou função pública ou privada remunerada, ressalvado o disposto no art. 28, inciso IX, desta Lei;

    III - Aplicação de sanção administrativa de destituição da função;

    IV - Falecimento; ou

    V - Condenação por sentença transitada em julgado pela prática de crime ou ato de improbidade administrativa que comprometa a sua idoneidade moral.

    Parágrafo único. Ocorrendo vacância o Conselheiro Tutelar será substituído pelo suplente eleito que tenha participado da capacitação, conforme prevê o artigo 44 desta Lei, respeitando a ordem de votação.  

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    Seção XII

    Do Regime Disciplinar

    Art.55. Considera-se infração disciplinar, para efeito desta Lei, o ato praticado pelo Conselheiro Tutelar com omissão dos deveres ou violação das proibições decorrentes da função que exerce elencadas nesta Legislação Municipal e demais legislações pertinentes.

    Art.56. São sanções disciplinares aplicáveis pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, na ordem crescente de gravidade:

    I . Advertência por escrito, aplicada em casos de não observância das atribuições e deveres previstos nos artigos 26 e 27 e proibições previstas no artigo 28 desta Lei, que não tipifiquem infração sujeita à sanção de perda de mandato;

    II - Suspensão disciplinar não remunerada, nos casos de reincidência da infração sujeita à sanção de advertência, com prazo não excedente a 90 (noventa dias);

    III - Perda de mandato.

    § 1º. A pena de suspensão disciplinar poderá ser convertida em pena de multa, desde que haja conveniência para o Conselho Tutelar, na base de 50% (cinquenta por cento) por dia da remuneração na mesma proporção de dias de suspensão, com desconto em folha de pagamento.

    § 2º. Ocorrendo a conversão da pena de suspensão disciplinar em pena de multa, o Conselheiro Tutelar fic2 obrigado a comparecer em serviço.

    Art.57. Perderá o mandato o Conselheiro Tutelar que:

    I - For condenado por sentença transitada em julgado, pela prática de crime culposo e doloso ou contravenção penal;

    II - Tenha sido comprovadamente negligente, omisso, não assíduo ou incapaz de cumprir as funções;

    III - Praticar ato contrário à ética, à moralidade e aos bons costumes, ou que seja incompatível com o cargo;

    IV - Não cumprir com as atribuições conferidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente;

    V - Contribuir, de qualquer modo, para a exposição de crianças e adolescentes, em situação de risco, em prejuízo de sua imagem, intimidade e privacidade;

    VI - Receber, a qualquer título e sob qualquer pretexto, vantagem

    pessoal de qualquer natureza, em razão de suas atribuições, para si ou para outrem;

    VII - Transferir residência ou domicílio para outro município;

    VIII - Não cumprir, reiteradamente, com os deveres relacionados no art. 37 desta Lei.

    IX - Delegar a pessoa que não seja membro do Conselho Tutelar o desempenho da atribuição que seja de sua responsabilidade;

    X - Exercer .outra atividade pública ou privada remunerada, ainda que haja compatibilidade de horário, ressalvado o disposto no art. 28, inciso IX, desta Lei;

    § 1º. Verificada a sentença condenatória e transitada em julgado do Conselheiro Tutelar na esfera do Poder Judiciário pela prática de crime ou contravenção penal, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA em Reunião Ordinária declarará vago o mandato de Conselheiro Tutelar, dando posse imediata ao suplente.

    § 2º. Mediante provocação do Ministério Público ou por denúncia fundamentada, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, a depender da gravidade da conduta, poderá promover o afastamento temporário do Conselheiro Tutelar acusado da prática de alguma das condutas relacionadas no caput deste artigo, até que se apurem os fatos, convocando imediatamente o suplente.

    § 3º. Durante o período do afastamento, o conselheiro fará jus a 50% (cinquenta por cento) da remuneração.

    § 4º. Para apuração dos fatos, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA designará uma Comissão Especial, de composição paritária entre representantes do governo e da sociedade, assegurada o contraditório e a ampla defesa ao acusado, conforme previsto na Seção XI 11, desta Lei.

    Seção XIII

    Do Processo Administrativo Disciplinar e sua Revisão

    Art.58. As denúncias sobre irregularidades praticadas por Conselheiros Tutelares serão encaminhadas e apreciadas por uma Comissão Especial, instituída pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

    § 1º. A Comissão Especial terá composição paritária entre representantes do governo e da sociedade, sendo constituída por 04 (quatro) integrantes.

    § 2º. A Comissão Especial receberá assessoria jurídica do advogado/procurador do município.

    Art.68. A Comissão Especial, ao tomar ciência da possível irregularidade praticada pelo Conselheiro Tutelar promoverá sua apuração mediante Sindicância.

    § 1 º. Recebida a denúncia, a Comissão Especial fará a análise preliminar da irregularidade, dando ciência por escrito da acusação ao Conselheiro investigado de apresentar sua defesa no prazo de 10 (dez) dias de sua notificação, sendo facultada a indicação de testemunhas e Juntada de documentos.

    § 2°. Decorrido o prazo de defesa. a Comissão Especial poderá ouvir testemunhas e realizar outras diligências que entender pertinentes, dando ciência pessoal ao Conselheiro investigado, para que possa acompanhar os trabalhos por si ou por intermédio de procurador habilitado.

    § 3º. Concluída a apuração preliminar, a Comissão Especial deverá elaborar relatório circunstanciado, no prazo de 10 (dez) dias, concluindo pela necessidade ou não da aplicação de sanção disciplinar.

    § 4°. O relatório será encaminhado à Plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, dando ciência pessoal ao Conselheiro acusado e ao Ministério Público.

    § 5°. O prazo máximo e improrrogável para conclusão da Sindicância é de 30 (trinta) dias.

     

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    Art.59. Caso fique comprovada pela Comissão Especial a prática de conduta que justifique a aplicação de sanção disciplinar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA dará início ao processo administrativo destinado ao julgamento do membro do Conselho Tutelar, intimando pessoalmente o acusado para que apresente sua defesa, no prazo de 10 (dez) dias e dando ciência pessoal ao Ministério Público.

    § 1º. Não sendo localizado o acusado, o mesmo será intimado por Edital com prazo de 15 (quinze) dias, a partir da publicação para sua apresentação, nomeando um defensor dativo, em caso de revelia.

    § 2°. Em sendo o fato passível de aplicação da sanção de perda do mandato, e dependendo das circunstâncias do caso, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA poderá determinar o afastamento do Conselheiro acusado de suas funções, pelo prazo de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por mais 30 (trinta), sem prejuízo da remuneração e da imediata convocação do suplente.

    § 3º. Por ocasião do julgamento, que poderá ocorrer em uma ou mais reuniões extraordinárias convocadas especialmente para tal finalidade, será lido o relatório da Comissão Especial e facultada a apresentação de defesa oral e/ou escrita pelo acusado, que poderá ser representado, no ato, por procurador habilitado, arrolar testemunhas, juntar documentos e requerer a realização de diligências.

    § 4°. A condução dos trabalhos nas sessões de instrução e julgamento administrativo disciplinar ficará a cargo do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente ou, na falta ou impedimento deste, de seu substituto imediato, conforme previsto no regimento interno do órgão.

    § 5° . As sessões de julgamento serão públicas, devendo ser tomadas as cautelas necessárias a evitar a exposição da intimidade, privacidade, honra e dignidade de crianças e adolescentes eventualmente envolvidos com os fatos, que deverão ter suas identidades preservadas.

    § 6º. A oitiva das testemunhas eventualmente arroladas e a produção de outras provas requeridas observará o direito ao contraditório.

    § 7°. Serão indeferidas, fundamentadamente, diligências consideradas abusivas ou meramente protelatórias.

    § 8º. Os atos, diligências, depoimentos e as informações técnicas ou perícias serão reduzidas a termo, passando a constar dos autos do Processo Administrativo Disciplinar.

    § 9º. Concluída a instrução, o Conselheiro acusado poderá deduzir, oralmente ou por escrito, alegações finais em sua defesa, passando-se a seguir à fase decisória pela plenária do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    § 10 . A votação será realizada de forma nominal e aberta, sendo a decisão tomada pela maioria absoluta dos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    § 11. É facultada aos Conselheiros de Direitos a fundamentação de seus votos, podendo suas razões serem deduzidas de maneira oral ou por escrito, conforme dispuser o Regimento Interno do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA.

    § 12. Não participarão do julgamento os Conselheiros de Direitos que integraram a Comissão Especial de Sindicância.

    § 13. Na hipótese do Conselheiro Tutelar acusado ser declarado inocente, ser-lhe-á garantido o restante do salário devido.

    § 14. O prazo para a conclusão do Processo Administrativo Disciplinar será de 30 (trinta) dias, prorrogáveis por mais 30 (trinta), a depender da complexidade do caso e das provas a serem produzidas.

    § 15. Da decisão tomada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA serão pessoalmente intimados o acusado, seu defensor, se houver e o Ministério Público, sem prejuízo de sua publicação órgão oficial do município.

    Art.60. É assegurado ao investigado a ampla defesa e o contraditório, sendo facultada a produção de todas as provas em direito admitidas e o acesso irrestrito aos autos da sindicância e do processo administrativo disciplinar.

    Parágrafo único. A consulta e a obtenção de cópias dos autos serão feitas na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, sempre na presença de um servidor público municipal devidamente autorizado e observado as cautelas referidas no art. 69, §5° desta Lei quanto à preservação da identidade das crianças e adolescentes eventualmente envolvidas no fato.

    Art.61. Se a irregularidade, objeto do Processo Administrativo Disciplinar, constituir infração penal, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente encaminhará cópia das peças necessárias ao Ministério Público e à autoridade policial competente, para a instauração de inquérito policial.

    Art.62. Nos casos omissos nesta Lei no tocante ao Processo Administrativo Disciplinar, aplicar-se-á subsidiariamente e no que couberem, as disposições pertinentes contidas no Estatuto dos Servidores Públicos Municipais.

    Art.63. Procedimento semelhante será utilizado para apuração de violação de dever funcional por parte de integrante do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

    CAPÍTULO V

    DAS DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

    Art.64. O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente promoverá a revisão de seu regimento interno no prazo máximo de 60 (sessenta) dias da publicação da presente Lei, de modo a adequá-lo às suas disposições.

    Art.65. Excepcionalmente, o mandato dos Conselheiros Tutelares eleitos e empossados em 2013 será reduzido, devendo seu término coincidir com a posse dos Conselheiros Tutelares eleitos por ocasião das eleições unificadas de que trata o artigo 139, §1 º , da Lei Federal nº 8.069/90, com a redação que lhe deu a Lei Federal nº 12.696/2012.

    Parágrafo unico. O mandato reduzido por força do caput deste artigo não será computado para fins de recondução.

    Art.66. As despesas decorrentes desta Lei correrão à conta das dotações próprias consignadas no orçamento vigente, podendo o Poder Executivo abrir créditos suplementares, se necessário, para a viabilização dos programas e serviços relacionados no art. 2º desta Lei, bem como para a estruturação dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança e do Adolescente.

    Art. 67. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Lei Municipal n. 472 de 05 de junho de 1991, a Lei Municipal n. 943, de 28 de setembro de 2009 e outras disposições em contrario.

     



REGISTRA-SE E PUBLICA-SE

RIO VERDE DE MATO GROSSO - MS 30 DE JUNHO DE 2015

MARIO ALBERTO KRUGER

PREFEITO MUNICIPAL


Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial em 30/06/2015